PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES: “relevância da formação transversal e multidisciplinar em recursos hídricos”

Noelia Brito Sena Silva, Núbia Caramello, Patrícia Soares de Maria de Medeiros

Resumo


Os impactos ambientais nos corpos hídricos vem sendo um desafio para a Lei 9.433/97, neste aspecto, compreender como eles atingem a percepção dos cidadãos é fundamental. A Educação Ambiental (EA) em sua transversalidade converte-se uma ferramenta tanto para intervenção como compreensão, das demandas de cada público pretendido.  O objetivo desta pesquisa foi diagnosticar a percepção dos professores do Colégio Tiradentes IV da Polícia Militar de Ji Paraná - Rondônia sobre a relevância da formação multidisciplinar e transversal e diferentes aspectos ligados aos recursos hídricos, e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória com abordagem qualitativa. A técnica da coleta de dados utilizada foi o questionário, o qual foi aplicado junto a 27 professores da rede estadual de ensino. Os resultados apontam que uma parcela positiva de educadores tem conhecimento sobre os conteúdos da Educação ambiental, porém poucos abordam as temáticas sobre os recursos hídricos, identificando a falta de conhecimento sobre a legislação hídrica e a falta de preparo para trabalhar estas questões pontuais, revelando a necessidade de formação continuada voltada para a temática supracitada. 


Palavras-chave


Gestão de Recursos Hídricos; Legislação hídrica; Percepção Ambiental

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