PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES: “relevância da formação transversal e multidisciplinar em recursos hídricos”
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Noelia Brito Sena Silva
https://orcid.org/0000-0003-2729-7273
Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos – ProfÁgua/Universidade Federal de Rondônia/UNIR
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (2004) Especialista em Ciências Sociais com ênfase em Historia, Geografia e Meio Ambiente pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - Facisa - 2005, Servidora a mais de 22 anos na Secretaria Estadual de Educação no cargo de Professora. Foi servidora da secretaria Municipal de Educação por mais de 15 anos, trabalhou como professora nas escolas municipais e na SEMED foi supervisora de polo da UNDIME no curso de Pós graduação de coordenação pedagógica na escola de gestores. Trabalhou em 2016 na CRE - Coordenadoria Regional de Ensino como coordenadora de projetos sobre a Educação Ambiental nas escolas Estaduais do município de Jaru em parceria com o Municipio de Theobroma. Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos - ProfÁgua / UNIR.
Núbia Caramello
https://orcid.org/0000-0002-2167-9759
Docente do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos – ProfÁgua/Universidade Federal de Rondônia/UNIR e do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amapá – IFAP
Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá e (via cooperação técnica) do Mestrado Profissional em rede Nacional em Gestão e Regulação dos Recursos Hídricos ? ProfÁgua ? Polo Ji-Paraná/RO, lecionou a disciplina de Geografia por 25 anos na rede estadual de ensino básico em Rondônia. Realizou o doutorado pleno em Geografia, na Universidade Autônoma de Barcelona - UAB/Cataluña (Bolsista CAPES) reconhecido e validado pela Universidade Federal do Ceará. Mestrado e graduação em Geografia, e em Pedagogia através da Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Especialista em Processamento das Informações Geográficas na Gestão Ambiental e em Metodologia do Ensino Profissional e Tecnológico (IFAP). em andamento em Gestão Pública (IFAM). Integrante como pesquisadora nos grupos de pesquisa: Aigua, Territori i Sostenibilitat ? GRATS (UAB/Cataluña); Dinâmica e Gestão de Rios (Geomorphos/UFRJ) e idealizadora do Grupo Experimental de Pesquisa Diálogo Hídrico Multidisciplinar (motivando a pesquisa dentro e fora dos territórios universitários) atualmente passsa a compor o grupo de pesquisa Centro de Estudos em Ecologia e Manejo na Amazônia ? CEEMA, como pesquisadora atuando na linha de pesquisa: Diálogo Hídrico Multidisciplinar e Conservação, Biodiversidade, Sociodiversidade, ecologia humana e políticas públicas. Pesquisadora de indicadores e metodologias que viabilizem Plano de Bacia Hidrográfica e mecanismo de Gestão de Bacia Hidrográfica Integrada ao interesse dos atores locais. Assessora Técnica via SEDUC do Comitê de Bacia Hidrografia. Dedica-se como pesquisadora a metodologia de ensino de geografia ativa participava através de projetos de iniciação cientifica (para uma alfabetização geográfica significativa a partir do espaço vivido) paralelo a docência no ensino básico. No mestrado o foco de pesquisa é o mapeamento de indicadores perceptivos para mediação de gestão de Rios e recursos hídricos participativa, eficiência de instrumentos de gestão de recursos hídricos e ao diálogo fluvial na adoção da Agenda 2030 como diretriz para o desenho local da sustentabilidade. Como produto do mestrado e de suas acoes vem priorizando a produção de material voltado ao ensino formal e informal.
Patrícia Soares de Maria de Medeiros
https://orcid.org/0000-0001-6245-6108
Docente do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos - ProfÁgua / UNIR
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília - UnB (1991), Mestre em Biologia Experimental pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2003), Doutora em Biologia Experimental pela Universidade Federal de Rondônia (2011). Foi Chefe do Laboratório de Sorologia do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia - HEMERON entre 1992 e 1993. De 1993 a 1995 foi chefe do Laboratório de Pesquisa do Centro de Pesquisa em Medicina Tropical - CEPEM/RO. Foi Chefe do Laboratório de Quimioterapia da Malária (LQM) da FIOCRUZ Rondônia no período de maio de 2011 a junho de 2014. Desde 1999 é professora efetiva da Universidade Federal de Rondônia, atuou no Curso de Ciências Biológicas até 2016, entre 2017 e 2019 atuou no curso de Pedagogia do campus de Ji-Paraná/RO. Em 2020 passou a atuar no Curso de Engenharia Ambiental. Desde 2018 integra o quadro permanente de docentes do Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos em Rede Nacional (PROFÁGUA). Desde 2020 atua como Coordenadora do Serviço de Atendimento Educacional Especializado da UNIR, campus Ji-Paraná.
O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).
Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.
Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.
Rodovia RO 383 - Km 1 - Lado Sul - Rolim de Moura - Rondônia - CEP 76940-000
Telefone: 3449-1800 - ramal 1027
e-mail: revista@farol.edu.br / site: www.farol.edu.br