ESTUDO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CONFORME ANALISES DAS HIPÓTESES DA ESCRITA

Autores

  • Daiane de Lourdes Alves AEBRA- AGENCIA EDUCACIONAL BRASILEIRA
  • Fernanda da Silva Faria Graduada em pedagogia pela Unopar
  • Katiely Damasceno de Campo Graduada em pedagogia pela Unopar

Palavras-chave:

Psicogênese, Ensino Aprendizagem, Alfabetização, Prática Pedagógica.

Resumo

Este presente artigo tem o intuito de mostrar todo o processo de alfabetização pela qual a criança percorre até chegar ao sistema de escrita como também os resultados de analises colhidas de crianças no período de alfabetização. Através de métodos etnográficos, comprando a escrita de cada criança e sua hipótese silábica, obtiveram-se resultados relevantes para uma pratica pedagógica bem sucedida. Fundamentando–se em teorias do contritivismo e da psicogênese baseado nos estudos de Emilia Ferreiro e contribuições de Jean Piaget.

Palavras Chaves: Psicogênese; Ensino Aprendizagem; Alfabetização; Prática Pedagógica.



STUDY OF THE LITERACY PROCESS AS ANALYSIS OF THE WRITING HYPOTHESES

 

 

Abstract: This article aims to show the whole process of literacy through which the child travels until reaching the writing system as well as the results of analyzes collected from children in the literacy period. Through ethnographic methods, buying each child's writing and syllabic hypothesis, we obtained results relevant to a successful pedagogical practice. Relying on theories of contritivism and psychogenesis based on the studies of Emilia Ferreiro and contributions of Jean Piaget.

 

Key Words: Psychogenesis; Teaching Learning; Literacy; Pedagogical Practice

Biografias dos Autores

Daiane de Lourdes Alves, AEBRA- AGENCIA EDUCACIONAL BRASILEIRA

Sou formada em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal De Rondônia, Campus de Rolim de Moura, tenho especialização em Educação infantil, fundamental e gestão educacional pela Faculdade São Paulo. Possuo especialização  pervisão, Orientação, Gestão Escolar Com Ênfase Em Psicologia Educacional; Psicopedagogia Clínica E Institucional pela faculdade FASA - Faculdade Santo André. Na FAROL – Faculdade de Rolim de Moura cursei Educação Especial, Educação Inclusiva Com Ênfase Em Língua Brasileira De Sinais-Libras. Atualmente estou fazendo Mestrado em Ciência da Educação, pela AEBRA.

Fernanda da Silva Faria, Graduada em pedagogia pela Unopar

Graduada em pedagogia pela UNOPAR

Referências

CAMPOS, S. M. D. Psicologia da Aprendizagem. 2 ed. Petrópolis, Vozes, 1991.

DEVRIES, R. K.C. Piaget para Educação Pré – Escolar. 2 ed. Porto Alegre, Artes Medicas, 1992.

FERREIRO, E. Reflexões Sobre a Alfabetização. 24 ed. São Paulo, Cortez, 1990.

GROSSI, P. E. Didática do Livro Pré – Silábico. vol.1 7 ed. São Paulo, Paz e Terra, 1997.

GROSSI, P. E. Didática do Nível Silábico. vol.2 7 ed.São Paulo, Paz e Terra, 1999.

GROSSI, P. E. Didática do Nível Alfabético. vol.3 5 ed. São Paulo, Paz e Terra, 1996.

LANDSMANN, T. L. Aprendizagem da Linguagem Escrita: Processos Evolutivos e Implicações Didáticas. São Paulo, Ática, 1993.

REVISTA, N. E. Emilia Ferreiro, a Estudiosa que Revolucionou a Alfabetização. Disponível em: http://www.escola.abril.com.br/línguaportuguesa/alfabetizaçãoinicial/estudiosa-revolucionou-alfabetização-423543.shtml. Publicado em 2008. Acesso em 20 novembro 2010

SALVADOR, C. C. et. Al. Pedagogia do Ensino. Porto Alegre, Artes Medicas, 2000.

WEISZ, T. Como se Aprende a ler e Escrever ou, Prontidão, um Problema Mal Colocado. In: Ciclo Básico Cenp/Secretaria de Estado da Educação de São Paulo.

Downloads

Publicado

2018-08-12