ESTUDO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CONFORME ANALISES DAS HIPÓTESES DA ESCRITA

Daiane de Lourdes Alves, Fernanda da Silva Faria, Katiely Damasceno de Campo

Resumo


Este presente artigo tem o intuito de mostrar todo o processo de alfabetização pela qual a criança percorre até chegar ao sistema de escrita como também os resultados de analises colhidas de crianças no período de alfabetização. Através de métodos etnográficos, comprando a escrita de cada criança e sua hipótese silábica, obtiveram-se resultados relevantes para uma pratica pedagógica bem sucedida. Fundamentando–se em teorias do contritivismo e da psicogênese baseado nos estudos de Emilia Ferreiro e contribuições de Jean Piaget.

Palavras Chaves: Psicogênese; Ensino Aprendizagem; Alfabetização; Prática Pedagógica.



STUDY OF THE LITERACY PROCESS AS ANALYSIS OF THE WRITING HYPOTHESES

 

 

Abstract: This article aims to show the whole process of literacy through which the child travels until reaching the writing system as well as the results of analyzes collected from children in the literacy period. Through ethnographic methods, buying each child's writing and syllabic hypothesis, we obtained results relevant to a successful pedagogical practice. Relying on theories of contritivism and psychogenesis based on the studies of Emilia Ferreiro and contributions of Jean Piaget.

 

Key Words: Psychogenesis; Teaching Learning; Literacy; Pedagogical Practice


Palavras-chave


Psicogênese; Ensino Aprendizagem; Alfabetização; Prática Pedagógica.

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