Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A missão da Revista Farol é promover o conhecimento interdisciplinar,  publicar e divulgar a produção do conhecimento das áreas das ciências humanas, sociais, aplicadas e tecnológicas, prezando pela excelência e o respeito aos princípios éticos, propiciando aos profissionais e graduandos destas áreas, um espaço de acesso livre e gratuito para a socialização do conhecimento e de seus saberes específicos. A Revista Farol foi criada em outubro de 2005 (formato impresso), sendo órgão oficial de divulgação do  cursos de graduação e pós graduação da Faculdade de Rolim de Moura – FAROL. A Revista Farol com ISSN Eletrônico iniciou-se no mês de agosto de 2016.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A publicação dos manuscritos dependerá da observância das normas da Revista Farol A primeira avaliação leva em consideração os aspectos de formatação exigidos pela Revista. Estando o artigo devidamente formatado, ele é enviado para apreciação da Comissão Editorial/pareceristas/avaliadores, que dispõe de plena autoridade para decidir sobre sua aceitação, podendo, inclusive, apresentar sugestões (sem alterar o conteúdo científico) ao(s) autor(es) para as alterações necessárias. Neste caso, o referido manuscrito será reavaliado pelo Conselho Editorial, permanecendo em sigilo o nome do consultor, e omitido também o(s) nome(s) do(s) autor(es) aos consultores. Manuscritos recusados para a publicação serão notificados e disponibilizados a sua devolução ao(s) autor(es) e só será avaliado em uma próxima edição. Quando a pesquisa envolver seres humanos, os autores deverão acusar o número do protocolo de aprovação no Comitê de Ética. O número máximo de autores será de 03 por manuscrito a partir da 11º edição. Os manuscritos serão avaliados por dois consultores, entretanto, de acordo com sua especificidade, o editor poderá designar um terceiro.

 

Periodicidade

A cada 4 meses será publicado uma nova edição da Revista, com possibilidade de edições especiais relacionadas a temas específicos.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...