Ações de busca e salvamento em espaços confinados: preparação física e psicológica

Fernanda Karina Uchôa da Silva

Resumo


O objetivo deste trabalho é demonstrar a importância da preparação física e psicológica dos bombeiros militares nas ações de busca e salvamento em espaços confinados. As ações de busca e salvamento, especialmente em espaços confinados, demandam muito dos bombeiros militares, exigindo que estes tenham preparo técnico, físico e psicológico. Essa atuação é complicada, uma vez que exige distintas combinações de movimentos, instrumentos e operações adicionais. Elas requerem que o profissional tenha experiência, rápida tomada de decisão, condicionamento físico, bravura e equilíbrio emocional diante das adversidades. O objetivo da pesquisa foi alcançado através da revisão bibliográfica de dissertações, monografias, manuais operacionais e artigos científicos. Todos os textos no idioma português e publicados entre os anos de 2000 a 2019. Os resultados demonstram que há um número escasso de trabalhos científicos que versam sobre a atuação dos bombeiros na busca e salvamento em espaços confinados, especialmente no que se refere a aspectos físicos e psicológicos. Infere-se que com a adequada preparação física e psicológica, os profissionais estão devidamente capacitados para operar da melhor maneira possível diante do cenário de busca e salvamento.


Texto completo:

Leia em
PDF

Referências


BARROS, E.A. et al. (org.). Manual operacional de bombeiros: salvamento terrestre. Goiânia: Corpo de Bombeiros Militar de Goiânia, 2017.

CARDOSO, V.T.; PEREIRA, C.A.; TONI, C.G.S. Grupo terapêutico com bombeiros para manejo de estresse. Revista PsicoFAE: Pluralidades em Saúde Mental, [S.l.], v. 8, n. 2, p. 87-105, 2019.

CERVO, A.L; BERVIAN, P.A.; DA SILVA, R. Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS (CBMGO). Manual operacional de bombeiros: salvamento terrestre. Goiânia, 2017.

CORPO DE BOMBEIROS DO ESTADO DE GOIÁS (CBMGO). Procedimento Operacional Padrão. Goiânia, 2018.

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL (CBMMS). Busca e salvamento em espaço confinado. Campo Grande, 2015.

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CBMERJ). Procedimento operacional padrão. Rio de Janeiro, [2012?].

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CBMERJ). Resgate em espaços confinados. Rio de Janeiro, 2013.

DEMO, P. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOMES, A. Busca e salvamento. Escola Nacional de Bombeiros, Sintra, v. 11, 2ª ed, p.1-72, 2005.

KINDINGER, B. A. Condição física dos bombeiros militares do curso de formação de soldado 2013 da região metropolitana de Curitiba – PR. Orientadora: Maressa Krause. 2015. 42 f. TCC (Graduação) – Curso de Educação Física, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.

LADISLAU, J.S. Análise das ocorrências de espaços confinados atendidas pelo CBMGO em Goiânia de 2012 a 2016: elaboração de um procedimento operacional padrão para salvamento de pessoas em poços, cisternas e similares. Goiânia, 2017.

LEÃO, H. C. Espaço confinado: salvamento e resgate. São Paulo: HCL, 2018.

LOUZEIRO, A. G. C. A percepção do stress sob o olhar dos bombeiros militares. Belém, 2016. 59 p. Monografia (Pós Graduação em Segurança Pública) – Universidade Federal do Pará.

MARTINS, A. Análise do trabalho em espaço confinado: descontaminação e manutenção de vagão tanque ferroviário. Curitiba, 2014. 62 p. Monografia (Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

MATO GROSSO (Estado). Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso. Trabalho em espaço confinado requer preparo e normas a serem seguidas. Cuiabá, MT, 2008.

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO. Norma regulamentadora de segurança e saúde do trabalho. NR-33 Segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados. Brasília, DF: MTE, 2006.

MONTEIRO, J. K. et al. Bombeiros: um olhar sobre a qualidade de vida no trabalho. Psicol. cienc. prof., Porto Alegre, v. 27, n. 3, p. 554-565, 2007.

PRADO, C.E.P. Estresse ocupacional: causas e consequências. Revista Brasileira de Medicina do Trabalho. São Paulo, v. 14, n. 3, p. 285-289, 2016.

RANGEL, A.T. et al. Análise de risco num espaço confinado na PURAC Sínteses.

Perspectivas Online, [S.l], v. 4, n. 13, p. 36-47, 2010.

SILVA, A.F.S.; PARIZOTTO, A.P.A.V. Saúde mental e aspectos da atividade de bombeiro militar em uma cidade catarinense. Pesquisa em Psicologia - anais eletrônicos, [S. l.], p. 107–122, 2016.

SILVA, D.F. Saúde e segurança nos trabalhos em espaços confinados nas usinas sucroalcooleiras. SENAC: 2009.

SILVA, Y. C. O preparo para o trabalho de risco. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 20, n. 4, p. 2-15, 2000.

SOUSA, T.C.P. Estudo da inteligência emocional no exercício da atividade do bombeiro: subsídios para a promoção de saúde mental. Porto, 2014. 148 p. Dissertação (Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria) – Escola Superior de Enfermagem do Porto.

TURAZI, J. Elaboração de um procedimento para limpeza de tanques de combustíveis em fase de instalação. Criciúma, 2015. 45 p. Monografia (Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho) – Universidade do Extremo Sul Catarinense.

VIDOTTI, H.G.M. et al. Qualidade de vida e capacidade para o trabalho de bombeiros. Fisioterapia e Pesquisa, São Carlos, v. 22, n.3, p. 231-238, 2015.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.