EDUCAÇÃO INCLUSIVA APLICADA AO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): Uma abordagem neurocientífica para práticas educacionais

Dhiene Jessica Storch , Kayque Figueiredo Machado, Emanuelly da Costa Moura Oliveira de Paula, Claudineia dos Santos Fonceca

Resumo


A interseção entre Educação Inclusiva e o Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem sido objeto de crescente interesse, especialmente quando analisada à luz dos avanços da neurociência. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo entender como as aplicações das abordagens neurocientíficas nas práticas educacionais destinadas a alunos com TEA pode desempenhar um papel fundamental na promoção de ambiente escolar mais inclusivos e eficazes. Para isso, foi realizado uma busca por materiais teóricos com dados atualizados e recentes, publicados nos últimos 5 anos, por meio dos descritores neurociência, autismo e educação, com isso foi possível encontrar 2 trabalhos acadêmicos e 7 artigos científicos nas bases de dados Periódicos CAPES e SciELO. Os resultados obtidos evidenciam que ao compreender as bases neurobiológicas do TEA e suas implicações no processo de aprendizagem, os educadores tornam-se capazes de desenvolver estratégias personalizadas que atendam às necessidades específicas desses alunos, no entanto, vale ressaltar que também é necessário o trabalho multidisciplinar com profissionais da área da saúde, psicologia e educação para garantir uma abordagem abrangente e integrada no atendimento às necessidades dos alunos com TEA. Essa abordagem colaborativa é fundamental para potencializar o desenvolvimento e a inclusão promovendo assim, uma educação verdadeiramente inclusiva e enriquecedora.

Palavras-chave


Neurociência; Autismo; Educação; Ensino inclusivo; Neurodidática.

Texto completo:

Leia em
PDF

Referências


BENITEZ, Priscila et al. Análise da Viabilidade de Uso do FNIRS em Atividades Educacionais com Crianças e Jovens com Deficiência Intelectual e Autismo. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 29, p. e0158, 2023.

DAMASCENO, Geanne Castro et al. As contribuições da neurociência à pedagogia: um diálogo necessário. Research, Society and Development, v. 10, n. 1, p. e33710111846-e33710111846, 2021.

FERREIRA, Miriam. A neurociência em prol da educação especial. Revista Primeira Evolução, v. 1, n. 39, p. 47-54, 2023.

FONTENELE, Maria Auxilene Venancio; LOURINHO, Lídia Andrade. Perspectiva da neurociência no transtorno do espectro do autismo–TEA e a formação de professores. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 11, p. 84539-84551, 2020.

MAGNO, Suzy dos Santos et al. Contribuição da neurociência no processo de ensino aprendizagem de uma aluna autista. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal Rural da Amazônia. 2023.

SILVA, Joyce Magalhães; DOS SANTOS COSTA, Gibson; PEREIRA, Saulo Gonçalves. Contribuições da neurociência para aprendizagem da criança autista. Scientia Generalis, v. 2, n. Supl. 1, p. 104-104, 2021.

SIMANOVICIUS, Marcia Aparecida De Lima. Transtorno do Espectro Autista na adolescência: revisão integrativa sobre as contribuições da neurociência para o processo educacional destes(as) educandos(as). Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo. 2020.

ULSENHEIMER, Wony Fruhauf et al. Concisas Reflexões Sobre Neurociência E a Educação Com Alunos Autistas. Revista Sociedade e Ambiente, v. 2, n. 1, p. 2-18, 2021.

VIANA, Karla Osiris Freire Leal; DA SILVA NASCIMENTO, Sulamita. Efeitos da intervenção precoce no desenvolvimento de uma criança com TEA: interface entre neurociências e educação. Humanas Sociais & Aplicadas, v. 11, n. 30, p. 38-50, 2021.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.