A educação infantil e o processo de construção de noções matemáticas através do cotidiano familiar e das práticas e métodos pedagógicos utilizados no âmbito escolar

Elízia dos Santos

Resumo


RESUMO: O presente estudo tem por base buscou averiguar as práticas e metodologias utilizada pelo professor (a), no ensino de Noções Matemática para crianças na Educação Infantil. A relevância desta pesquisa se deu através do incitamento para revelação quanto a prática docente diária diante dos diversos teóricos que fundamentam este trabalho e até mesmo documentos próprios da educação que incentivam a introjeção de noções matemáticas de forma lúdica considerando que as crianças de hoje já nascem em uma era globalizada, tendo contato com a matemática antes mesmo de chegarem a escola. Assim, justifica-se, a escolha deste título “A Educação Infantil e o processo de construção de noções matemáticas através do cotidiano familiar e das práticas e métodos pedagógicos utilizados no âmbito escolar” buscando a partir da compreensão do grau de importância das experiências que as crianças adquirem na esfera familiar, de modo, a considerar que estes podem servir como conhecimentos prévios, podendo assim ser utilizados no âmbito escolar para a sistematização do ensino de noções matemática. Fundamentado na abordagem qualitativa, em que é importante verificar que fatores influenciam o comportamento da criança frente as práticas pedagógicas na escola e também na abordagem descritiva, onde foram registrados e analisados os dados coletados dando importância ao seu significado. Para esse fim, os dados colhidos foram obtidos através de observação, entrevista semiestruturada e análise documental do RCNEI.

 

Palavras-chave: Cotidiano; Educação Infantil; Noções matemática.

 

Early childhood education and the process of constructing mathematical notions through daily family life and pedagogical practices and methods used in school

 

ABSTRACT: The present study is based on the results obtained, it was sought to ascertain the practices and methodologies used by the teacher, in the teaching of Mathematical Notions for children in Early Childhood Education. The relevance of this research has been through the promotion of revelation regarding the daily teaching practice before the various theorists that base this work and even educational documents that encourage the introjection of mathematical notions in a playful way considering that the children of today are born in A globalized age, having contact with mathematics before they even got to school. Thus, it is justified to choose this title "Early Childhood Education and the process of building mathematical notions through family everyday and pedagogical practices and methods used in the school environment" seeking from the understanding of the degree of importance of the experiences that the Children acquire in the family sphere, in order to consider that these can serve as previous knowledge and can thus be used in the school context for the systematization of the teaching of mathematical notions. Based on the qualitative approach, in which it is important to verify which factors influence the behavior of the child in front of the pedagogical practices in the school and also in the descriptive approach, where the collected data were recorded and analyzed giving importance to its meaning. For this purpose, the data collected were obtained through observation, semi-structured interview and documentary analysis of the RCNEI. 

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Keywords: Daily; Child education; Mathematical notions.


Palavras-chave


Cotidiano; Educação Infantil; Noções matemática

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